Blog

O que é HPV ?

O papiloma vírus humano (HPV), é uma infecção sexualmente transmissível que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e é um dos responsáveis pelo câncer de colo do útero nas mulheres e de outros tipos de câncer. De acordo com o professor Manoel Álvaro, da Faculdade de Medicina da UFAL, estudos comprovam que uma a cada quatro mulheres serão infectadas pelo vírus em algum momento da vida. A infecção por HPV é a principal enfermidade viral transmitida pelo sexo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão entre as principais causas de procura por serviços de saúde no mundo, e o HPV é a mais comum de todas, atingindo em torno de 80% da população, em algum momento da vida. Mais da metade da população brasileira (54%) com idade entre 16 e 25 anos, está infectada pelo papilloma vírus humano, mais conhecido como HPV. É o que revela um estudo elaborado em 2018 pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS. Estima-se que há em torno de 600 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo.

Atualmente, os tratamentos para as verrugas genitais que se manifestam de forma mais ou menos graves em determinados pacientes são invasivos e dolorosos, além de contraindicados em situações específicas.

Os tratamentos mais comuns são feitos por meio de intervenção clínica com ácido tricloroacético, podofilina, podofilotoxina, laser, crioterapia e cirurgia com cauterização, usando bisturi elétrico, todos invasivos e muito dolorosos.

A boa notícia é que uma pomada desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) curou as verrugas genitais em pacientes com papiloma vírus humano (HPV) sem efeitos colaterais e sem recidiva entre os pacientes. O tratamento consiste em aplicar duas vezes ao dia durante aproximadamente dois meses, podendo variar para situações em que a imunidade do paciente esteja muito baixa.

Consulte a disponibilidade da pomada. Clique Aqui!

Open chat